Sounds Of Eternity

terça-feira, 9 de julho de 2013

J. R. R. TOLKIEN - SENHOR DA TERRA MÉDIA


Quem conhece sua historia, sabe a influencia das criações de Tolkein no que chamamos hoje de RPG. Quem não conhece, podera assimilar instantaneamente o porque reverenciamos tanto suas obras, fato é, Tolkien nos presenteou com um mundo de imaginação, e sera lembrando pelas eras por seus feitos.



Sua historia

John Ronald Reuel Tolkien nasceu em Bloemfontein, África do Sul, no dia 3 de janeiro de 1892.
Seu pai, Arthur Reuel Tolkien, era empregado de um banco inglês instalado na África, e sua mãe, Mabel Suffield Tolkien, era dona de casa. A família provavelmente viveria muitos anos no continente africano, se Arthur não tivesse falecido em 1896. Mabel decidiu, então, retornar à Inglaterra com o jovem Ronald (como era chamado) e o irmão mais novo deste, Hilary. Ronald passou quase toda a sua infância dividido entre as regiões rurais das Midlands Ocidentais e a cidade industrial de Birmingham, onde frequentou a King's Edward School. A proximidade dessa região com o País de Gales ajudou a desenvolver, muito precocemente, a paixão de Tolkien por línguas: nos vagões de trem carregados de carvão, o garoto via palavras em galês como "Nantyglo" e "Senghenydd", que o fascinavam e inspirariam a criação das línguas élficas. Em 1900, Mabel Tolkien decidiu converter-se ao catolicismo juntamente com seus filhos. John Ronald permaneceria profundamente católico até o fim da vida. Embora modesta, a vida levada por Mabel e seus filhos era relativamente tranqüila. A situação mudou em 1904, quando Mabel faleceu. A partir de então, a educação e bem-estar de Tolkien e seus irmãos passaram a ser responsabilidade do Padre Francis Morgan, amigo de Mabel. John Ronald passou a morar na hospedaria de uma certa senhora Faulkner, onde conheceu a jovem Edith Bratt, então com 19 anos (Tolkien tinha 16). Os dois se apaixonaram, mas o Padre Morgan, ao descobrir o namoro, proibiu que eles se vissem até que Tolkien completasse 21 anos. Obedecendo a seu tutor, mas sem esquecer Edith, Tolkien ingressou na Universidade de Oxford em 1911, mostrando-se um aluno brilhante no estudo das línguas germânicas, do inglês antigo, do galês e do finlandês. Esta última língua, uma das paixões de Tolkien, também seria uma das bases primordiais para as língua élficas.

The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring -The Passing of the Elves

O Que é RPG ?



Role Playing Game - Jogo de Interpretação de Papéis - mais conhecido pela sigla RPG, consiste na união do conceito de teatro com as regras de um jogo, onde temos a interpretação de personagens ficcionais controlados pelo seu respectivo jogador.

No teatro, os atores decoram seu script - conjunto de ações, gestos, falas... - e interpretam personagens de ficção, seguindo o enredo pré-definido pelo autor. Em um jogo, as pessoas tomam decisões limitadas pelas regras, para ultrapassar desafios, ser melhor do que seus adversários e vencer o jogo. Quando se une o que há de melhor nesses dois universos, temos o RPG.

Uma partida de RPG consiste, basicamente, em um grupo de pessoas, onde uma delas assumirá o papel de "narrador" - algumas pessoas ainda usam o termo "mestre" - e os demais, serão os jogadores. Para enriquecer a partida, adicione livros de algum sistema de sua preferência, pois sem regras o narrador não irá convencer os jogadores dos rumos tomados pela história.


Antes da partida, o narrador deverá orientar os jogadores - sempre seguindo as regras do sistema escolhido - para preencher a ficha do personagem. Nela encontramos informações essenciais como por exemplo, força, resistência, inteligência, detalhes sobre a personalidade, perícias, entre outros. Todos os jogadores já possuem seus personagens...? Então é hora do narrador contar uma introdução sobre a aventura, para conscientizar os jogadores sobre o que aconteceu até alí, e finalmente dar à eles, um objetivo básico que irá desencadear o início da aventura.

Os acontecimentos vão sendo narrados, os jogadores seguem imaginando tudo o que acontece. E quando um personagem precisa tomar uma atitude...? O jogador em questão diz ao narrador o que pretende fazer, é analisado se esta atitude é viável - baseado na ficha do personagem - e em seguida, são jogados dados. Dependendo do valor obtido, o ato é realizado com sucesso ou não.

Os dados são peças fundamentais em um RPG, e eles não se limitam nos dados de 6 lados tradicionais. Existe uma variedade, alguns mais raros e usados apenas por determinados sistemas, e podem ser chamados pela letra "D" seguida pela quantidade de lados. Assim, teremos para o dado de 8 lados, o nome D8 assim como para o dado de 12 lados, o nome D12.



Para não limitar a quantidade de personagens ao número de jogadores, é comum haver muitos personagens controlados pelo narrador. São conhecidos como NPC - sigla de Non-Player Character. Eles servem para enriquecer a história, dando informações úteis aos personagens ou para atrapalhar a vida deles, servindo de adversários.

Cada sessão de RPG é uma experiência única. É impossível o narrador ter controle total da história, pois nunca se sabe o que os jogadores irão decidir diante das adversidades criadas no decorrer do caminho. Após certos eventos, o narrador irá distribuir pontos de experiência para os personagens - baseado nas regras do sistema - permitindo que eles evoluam seus atributos, tornando a partida ainda mais interessante.

Raças: Elfo (D&D)


 Uma raça amada por uns e odiada por outro, que sempre esteve presente nos livros de D&D, os elfos, são criaturas que vivem muitos anos, em vilarejos dentro de florestas escondidas, mas também se é possível ver elfos nas vilas humanas; apresentam profunda paixão pelas coisas naturais, além de serem famosos por sua poesia, dança, música, folclore e artes mágicas. Contudo, quando se faz necessário os elfos se mostram habilidosos em  combate, mostrando destreza na utilização de espadas e arcos, como bons estrategistas.
Eles são uma raça divertida, porém não espere que ele vá fazer uma show de humor, são seres curiosos e não gananciosos, por viverem muitos anos, demoram a fazer amigos ou inimigos, mas quando o fazem pode ter certeza que durara o tempo que for, não esquecendo facilmente. Quando saem em busca de aventuras, aprender uma perícia ou qualquer outra coisa, o fazem com afinco.

Raças :Anões (D&D)


Anões

            Os anões são uma raça que vivem nas montanhas, e apresentam características como excelente habilidade em batalhas, são capazes de suportar cargas físicas e resistentes contra magias, além de possuir um profundo conhecimento sobre a terra, além de serem trabalhadores assíduos, costumam morar dentro de montanhas, em cidades-fortalezas criadas por seus antepassados. Apresentam um forte senso de justiça, gostam de pedras preciosas e a valorizam, chegando a serem gananciosos.
            Eles apresentam uma altura média entre 1,20m e 1,40m, sendo os homens mais altos que as mulheres, eles são extremamente fortes e compactos, chegando a ter o peso de um humano normal, mesmo sendo mais baixo que os mesmos, tem peles em tons profundos e olhos escuros, seus cabelos e barbas (para os Homens, claro) são geralmente na cor preta, marrom ou cinza, valorizam extremamente a barba, tendo todo o cuidado com elas (são metro sexuais, apenas com a barba).